terça-feira, 4 de abril de 2017

Na história da alta fidelidade (Hi-Fi) vários nomes se destacaram pelo pioneirismo e pela competência em achar soluções para os desafios da eletrônica no campo da reprodução sonora. Saul B. MARANTZ, Frank MCINTOSH, Sidney HARMAN e Bernard KARDON, Amar Gopal BOSE, James B. Lansing (JBL), Nozomu Matsumoto (PIONEER), para citar apenas alguns nomes, ajudaram a inaugurar uma era onde as famílias passaram a demandar para as suas casas aparelhos que permitissem a reprodução musical além do rádio.


 
 
Saul B. Marantz fez fama na década de 50 com seus aparelhos valvulados, a maioria monofônicos, mas todos com som de alta fidelidade. Durante as décadas seguintes a evolução foi gigantesca, principalmente após a massificação na produção e utilização dos transistores. Na década de 70 a marca Marantz firmou-se como uma das principais e maiores industrias de equipamentos de audio - Amplificadores integrados, Tuners AM/FM, Tape Decks, Amplificadores de potência, Receivers, Equalizadores, Toca Discos – toda uma parafernália de equipamentos que permitiu a expansão da experiência sonora dentro de casa. Além da alta qualidade na construção dos produtos a marca se destacou pelo característico "som" Marantz. Som encorpado com grave acentuado, principalmente com o uso da função Loudness, presente no estágio de pré amplificação.

Registro nesse espaço parte de minha experiência e pesquisa, como técnico em eletrônica, numa “família” específica de aparelhos da marca Marantz - Modelos 240/250/250M/1200/1200B






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